Área restrita
search

Disciplinas ofertadas

Disciplinas nos diversos Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura, Engenharia de Minas e Ciências Socioambientais.

  • Créditos: X.
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 2
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 1
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 1
    Ementa: Temas complementares relacionados à Engenharia Ambiental, ofertados na forma de aulas ou seminários.

  • Créditos: 2
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 2
    Ementa: Classificação de resíduos sólidos e formas de disposição. Aspectos legais e normativos associados à disposição de resíduos sólidos no solo. Seleção de áreas para implantação de aterros de disposição de resíduos sólidos. Caracterização tecnológica de resíduos sólidos. Disposição de resíduos sólidos no solo: estudos preliminares, projeto, implantação, monitoramento e descomissionamento.

  • Créditos: 2
    Ementa: Temas complementares relacionados à Engenharia Ambiental, ofertados na forma de aulas ou seminários.

  • Créditos: 3
    Ementa: Temas complementares relacionados à Engenharia Ambiental, ofertados na forma de aulas ou seminários.

  • Créditos: 4
    Ementa: Temas complementares relacionados à Engenharia Ambiental, ofertados na forma de aulas ou seminários.

  • Créditos: 2
    Ementa: A estrutura organizacional da Universidade e da Escola de Engenharia. A Engenharia Ambiental e suas áreas de conhecimento. O currículo do curso. As normas acadêmicas e potencialidades da vida universitária. Metodologia de pesquisa e redação técnica.

  • Créditos: Sem informação.
    Ementa: Introduzir o aluno nas questões ligadas ao saneamento ambiental e suas relações com o urbanismo.

  • Créditos: 4
    Ementa: Saneamento ambiental: qualidade das águas e abastecimento de água potável, poluição de águas, ar e solo, resíduos sólidos. Parâmetros de qualidade, medidas de controle. Problema de saúde e segurança do trabalhador. Efeito sobre saúde, monitoramento e controle. Legislação. Segurança industrial.

  • Créditos: 2
    Ementa: Noções de ecologia aplicada ao saneamento e meio ambiente. Noções de direito e legislação ambiental. Aspectos institucionais do saneamento e meio ambiente. Noções de saúde pública. Efeitos da poluição no ambiente e na saúde pública. Noções de ecotoxicologia e bio-estatística.

  • keyboard_arrow_down ESA009 CONTROLE AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Causas e efeitos da poluição hídrica, atmosférica e do solo. Processos, operações e equipamentos usados no controle da poluição. Licenciamento Ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental. Certificação Ambiental.

  • Créditos: 2
    Ementa:
    Problemática dos resíduos sólidos. Caracterização quantitativa e qualitativa do lixo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. Gerenciamento do sistema de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo urbano e outras atividades dos serviços de limpeza pública.

  • Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: quantidade e qualidade das águas, relação com a saúde pública, alcance do projeto, etapas de construção, usos e consumos da água. Introdução ao tratamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de abastecimento de água: captação das águas superficiais e subterrâneas; adução; reservatórios de distribuição; redes de distribuição e introdução ao tratamento. Racionalização do consumo.

  • Créditos: 4
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto e introdução ao tratamento. Drenagem pluvial: quantificação das vazões, dispositivos componentes dos sistemas de micro e macro drenagem e noções de dimensionamento.

  • keyboard_arrow_down ESA013 - QUALIDADE DA ÁGUA

    Créditos: 4
    Ementa: Elementos de química aquática. Parâmetros físico-químicos de qualidade da água (importância, métodos de medição, aplicação na engenharia sanitária e ambiental). Elementos de microbiologia e hidrobiologia. Parâmetros microbiológicos de qualidade da água (importância, métodos de medição, aplicação na engenharia sanitária e ambiental).

  • Créditos: 4
    Ementa: Fundamento das técnicas, processos e operações utilizados no tratamento de águas de abastecimento: coagulação, decantação, filtração, desinfecção. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de estações de tratamento de águas de abastecimento. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: Sem informação.
    Ementa:
    Fundamento das técnicas, processos e operações utilizados no tratamento de águas residuárias: tratamento físico (gradeamento, desarenação, decantação), estabilização biológica, processos físico-químicos. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de sistemas de tratamento de águas residuárias: lagoas de estabilização, lodos ativados, sistemas em biofilmes, tratamento anaeróbio. Tratamento e disposição do lodo. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 2
    Ementa: Fundamentos da Microbiologia aplicada aos processos de tratamento Aeróbio e Anaeróbio; Novos processos microbiológicos de interesse ao tratamento: processo ANAMMOX, Desnitrificação Autotrófica; oxidação de metano associado à desnitrificação. Outros processos microbiológicos de interesse: oxidação biológica de enxofre, oxidação e transformação de compostos tóxicos. Noções de técnicas moleculares para quantificação e detecção de microrganismos em sistemas de tratamento.

  • Créditos: 4
    Ementa: Sem informação.

  • keyboard_arrow_down ESA109 - PROTEÇÃO AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Princípios de ecologia: conceituação de componentes, equilíbrio e dinâmica. Recursos naturais: preservação e utilização otimizada. Poluição: conceito, causas e conseqüências. Opções tecnológicas de combate à poluição das águas, do ar e do solo. Legislação ambiental e instituições que cuidam da proteção do meio ambiente. Ecodesenvolvimento: aproveitamento racional dos recursos naturais.

  • Introdução à engenharia ambiental. A estrutura organizacional da Universidade. A Escola de Engenharia. A engenharia ambiental e suas áreas de conhecimento. O currículo do curso. As normas acadêmicas. As potencialidades da vida universitária. O pensamento científico. Metodologias de pesquisa. Redação técnica. Integração do conhecimento entre as disciplinas em curso. Preparação para o Trabalho Temático I.

  • Integração do conhecimento entre as disciplinas em curso. Preparação para o Trabalho Temático 2.

  • keyboard_arrow_down ESA117 - TRABALHO TEMÁTICO 2

    Créditos: 2
    Ementa: Diagnóstico ambiental do meio urbano (bairro, loteamento ou bacia hidrográfica). Impacto da urbanização sobre o meio ambiente. Meios de mitigação dos impactos.

  • Créditos: 3
    Ementa: Definição de resíduos sólidos. Caracterização quantitativa e qualitativa do resíduo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. Gerenciamento de sistemas de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo e outras atividades dos serviços de limpeza pública. Resíduos Especiais. Saúde, industrial, Interfaces sociais, políticas, econômicas e culturais.

  • Créditos: 3
    Ementa: Águas superficiais: qualidade e proteção de mananciais. Processos e rotas de poluentes nas águas superficiais. Qualidade das águas em reservatórios e rios. Parâmetros de qualidade das águas para diferentes usos. Legislação ambiental para proteção de corpos d´água. Coleta e redes de amostragem de qualidade das águas. Índices de qualidade das águas. Capacidades assimilativas dos recursos hídricos. Modelagem da qualidade das águas de corpos receptores.

  • Créditos: 4
    Ementa: Cenários e dinâmica da água e poluentes em sistemas pedogeológicos; Principais características/propriedades e fundamentos das análises químicas, físicas e biológicas de materiais constituintes do sistema pedohidrogeológico; Características/propriedades, comportamento geral de substâncias e potencial contaminação de sistemas pedogeológicos; Transporte de poluentes em meios porosos; Investigação geoambiental; Procedimentos de amostragem. Legislação e gerenciamento de riscos ambientais.

  • Créditos: 2
    Ementa: Tecnologias para Tratamento (térmicas – incineração, pirólise, gaseificação, físicas – microondas, esterilização e químicas – ionização desinfecção química).Disposição Final de Resíduos Sólidos (aterros sanitários: projeto, implantação, operação e monitoramento).

  • Créditos: 4
    Ementa: Variáveis meteorológicas fundamentais: velocidade e direção do vento, pressão, temperatura, precipitação, umidade relativa do ar. Estrutura Vertical da atmosfera. Gases e partículas. Circulação geral da atmosfera. Circulações locais e suas relações com a poluição atmosférica. Legislação ambiental e poluentes atmosféricos. Monitoramento da qualidade do ar. Modelos aplicados a estudos de qualidade do ar: Receptor, Dispersão e fotoquímico.

  • Créditos: 3
    Ementa: Contaminação de solos e águas subterrâneas: caracterização das fontes e dos cenários de desenvolvimento. Procedimentos de prevenção da contaminação do solo. Controle da expansão da pluma de contaminação das águas subterrâneas: barreiras hidráulicas. Técnicas de remoção de produtos orgânicos em fase livre do solo. Técnicas de tratamento: vapores do solo e águas subterrâneas. Técnicas de remediação de cenários de contaminação de solos e águas subterrâneas

  • Créditos: 3
    Ementa: Fontes naturais e antropogênicas de emissão de poluentes atmosféricos. Inventário de fontes e emissões. Emissões atmosféricas de origem industrial e veicular. Emissões fugitivas. Legislação ambiental aplicável para o controle de fontes. Estratégias preventivas para minimizar emissões. Sistemas de ventilação local exaustora. Concepção, projeto e operação de sistemas, processos e equipamentos de tratamento de gases e emissões atmosféricas. Amostragem e medições em chaminés e escapamentos. Monitoramento de fontes.

  • keyboard_arrow_down ESA127 - TRABALHO TEMÁTICO 4

    Créditos: 2
    Ementa: Projeto de unidade ou sistema de controle ambiental. Preparação de relatório técnico e apresentação oral do trabalho.

  • Créditos: 1
    Ementa: Histórico da legislação ambiental no Brasil; Situação atual da legislação ambiental no Brasil: Constituição Federal; leis ambientais. O Sistema Ambiental Legal Brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal. Normas e padrões ambientais: água, ar, solo e resíduos sólidos. Gestão ambiental: processos industriais; legislação; sistemas de gestão ambiental; sistemas integrados de gestão. Panorama histórico da organização da área de saneamento no Brasil. Modelo institucional brasileiro. Marcos legais. Modalidades de organização dos serviços. Aspectos econômico-financeiros. Planejamento e avaliação em saneamento. Participação e controle social. A intersetorialidade do saneamento.

  • keyboard_arrow_down ESA131 - MANEJO DAS ÁGUAS

    Créditos: 1
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 1
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 1
    Ementa: Sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos. Reuso de águas servidas. Drenagem de águas pluviais.

  • Créditos: 2
    Ementa: Conceitos e Definições Ambientais. Instrumentos Legais de Regularização Urbana e Ambiental. Licenciamento Ambiental de Assentamentos Habitacionais. Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais. Impactos ambientais de empreendimentos habitacionais. Medidas Mitigadoras e Compensatórias de Impactos Ambientais da urbanização.

  • keyboard_arrow_down ESA135 - SANEAMENTO AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: Conceito de saneamento básico. Processo histórico. Modelo institucional e aparato legal para a área de saneamento básico. Os quatro componentes. Sistemas de Informação relacionados à área. Evolução, concepções básicas e alternativas tecnológicas das instalações dos sistemas de abastecimento de água, dos sistemas de esgotamento sanitário, da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e dos sistemas de drenagem pluvial. Planejamento em saneamento básico. Conflitos e movimentos sociais relativos à área.

  • Créditos: 4
    Ementa: Determinação de bases para a caracterização de impactos ambientais. Os princípios de custo e benefício aplicados às questões ambientais. Avaliação de impactos ambientais: procedimentos definidos pelo CONAMA; EIA/RIMA. Os processos de licenciamento ambiental. Metodologias específicas de avaliação de impactos ambientais: fundamentos; quantificação dos impactos; descrição dos métodos; escolha da metodologia. Análise de risco ambiental.

  • Créditos: 3
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto.

  • Créditos: 2
    Ementa: Introdução ao tratamento de esgoto. Fundamento das técnicas, processos e operações utilizadas no tratamento de esgotos sanitários. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de sistemas de tratamento de esgotos: tratamento preliminar, lagoas de estabilização, sistemas alagados construídos, reatores anaeróbios, lodos ativados, filtros biológicos percoladores. Remoção de organismos patogênicos. Tratamento, disposição e aproveitamento do lodo e do biogás. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Caracterização de efluentes líquidos industriais: fontes e contaminantes. Monitoramento de efluentes. Legislação aplicável. Reúso de efluentes industriais. Tratamento biológico. Tratamento físico-químico. Projeto de reatores. Sistemas combinados de tratamento. Estudos de caso: tipologias industriais em MG.

  • Créditos: 2
    Ementa: Organização e sistematização de banco de dados. Características dos dados ambientais. Análise de distribuição de frequência de dados ambientais. Testes de hipóteses não paramétricos.

  • Créditos: 2
    Ementa: Modelo de qualidade do ar e de dispersão de poluentes; Teoria lagrangeana e euleriana de dispersão de poluentes; Domínio e resolução da grade; avaliação dos resultados das simulações; processos de remoção de poluentes; situações especiais de dispersão de poluentes.

  • Créditos: 3
    Ementa: Mudanças do Clima e suas causas naturais e antrópicas, efeitos e vulnerabilidades. Gases de efeito estufa: relevância, emissões e fontes. Inventários de GEE governamentais e organizacionais, escopos setoriais. Mitigação de emissões, mecanismos flexíveis em nível internacional e nacional. Metodologias para projetos de carbono, acreditação e certificação de emissões reduzidas.

  • Créditos: 2
    Ementa: Engenharia de Segurança: áreas de atuação, profissionais, atribuições; arcabouço institucional; sistemas integrados de gestão ambiental e segurança e saúde ocupacional; atividades insalubres e perigosas; riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos; normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

  • keyboard_arrow_down UNI008 - SAÚDE AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Conceitos básicos de Epidemiologia. Processo saúde-doença. Perfil epidemiológico e situação sanitária do Brasil. Meio ambiente e saúde. Saneamento e saúde. Controle de vetores. Indicadores bioestatísticos.