Área restrita
search

Disciplinas ofertadas

Disciplinas nos diversos Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Arquitetura, Engenharia de Minas e Ciências Socioambientais.

  • Créditos: X.
    Ementa:Monografia acerca de um tema da área de conhecimento da Engenharia Civil entre as seguintes grandes ênfases: Engenharia de Estruturas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, Engenharia de Transportes, Geotecnia, Engenharia de Materiais e da Construção Civil.

  • Créditos: 2
    Ementa:Diagnóstico do meio físico, biótico e antrópico de área no meio urbano. Planejamento físico-territorial. Estudos demográficos. Diagnóstico e diretrizes para sistemas de infraestrutura urbana: transporte, abastecimento de água, esgotamento sanitário, gerenciamento de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais.

  • Créditos: 1
    Ementa:Elaborar e propor diretrizes de engenharia que orientem o uso do solo, em um processo de urbanização, bem como a implantação de infraestrutura urbana, equipamentos e serviços de interesse público. Elaboração de projetos de sistemas urbanos de infraestrutura e serviços, com foco em projetos técnicos de engenharia.

  • Créditos:
    Ementa: Introdução e conceitos ligados ao saneamento ambiental sustentável: ETEs e gestão de resíduos sustententáveis. ETEs com microalgas: conceitos, estado da arte, particularidades. Recuperação de subprodutos em uma ETE: água, nutrientes, polímeros, pigmentos, composto orgânico. Recuperação de bioenergia: biocombustíveis e eletricidade. Digestão anaeróbia: conceitos, pré-tratamento, co-digestão, modelagem. Biodigestores rurais. Microbial fuel cells. Geração de energia a partir de RSU: incineração, gaseificação, pirólise, digestão anaeróbia via seca. Cogeração de energia.

  • Créditos: 2
    Ementa: Mudanças Climáticas, variabilidade natural do clima, influência humana, projeções futuras do IPCC, mercado de carbono, mercado voluntário, inventário de emissões de GEE, política nacional de mudanças climáticas, cálculo de emissões, ISO 14064.

  • Créditos: 2
    Ementa: Classificação de resíduos sólidos e formas de disposição. Aspectos legais e normativos associados à disposição de resíduos sólidos no solo. Seleção de áreas para implantação de aterros de disposição de resíduos sólidos. Caracterização tecnológica de resíduos sólidos. Disposição de resíduos sólidos no solo: estudos preliminares, projeto, implantação, monitoramento e descomissionamento.

  • Créditos: 3
    Ementa:Caracterização dos ambientes rural e urbano no Brasil. Noções de saúde pública e prevenção de acidentes. Técnicas de diagnóstico participativo. Conceito e exemplos de tecnologias sociais.

  • Créditos: 3
    Ementa:Sustentabilidade. Mudanças Climáticas. Conservação e eficiência energética. Fontes de energia limpa e renovável na indústria. Segurança energética. Tecnologias, características físicas e operacionais, vantagens e limitações. Adequação energética na indústria. Aspectos econômicos, sociais e ambientais em projetos de energia renovável.

  • Créditos: 4
    Ementa:Treinamento em serviço: diagnóstico e caracterização sanitária e ambiental em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e geográficos brasileiros.

  • Créditos: 4
    Ementa: Memorial descritivo, de cálculo, de operação e peças gráficas de projetos de Engenharia Sanitária e Ambiental.

  • Créditos: 2
    Ementa: Noções de ecologia aplicada ao saneamento e meio ambiente. Noções de direito e legislação ambiental. Aspectos institucionais do saneamento e meio ambiente. Noções de saúde pública. Efeitos da poluição no ambiente e na saúde pública. Noções de ecotoxicologia e bio-estatística.

  • keyboard_arrow_down ESA009 - CONTROLE AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Causas e efeitos da poluição hídrica, atmosférica e do solo. Processos, operações e equipamentos usados no controle da poluição. Licenciamento Ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental. Certificação Ambiental.

  • Créditos: 2
    Ementa:
    Problemática dos resíduos sólidos. Caracterização quantitativa e qualitativa do lixo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. Gerenciamento do sistema de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo urbano e outras atividades dos serviços de limpeza pública.

  • Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: quantidade e qualidade das águas, relação com a saúde pública, alcance do projeto, etapas de construção, usos e consumos da água. Introdução ao tratamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de abastecimento de água: captação das águas superficiais e subterrâneas; adução; reservatórios de distribuição; redes de distribuição e introdução ao tratamento. Racionalização do consumo.

  • Créditos: 4
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto e introdução ao tratamento. Drenagem pluvial: quantificação das vazões, dispositivos componentes dos sistemas de micro e macro drenagem e noções de dimensionamento.

  • Créditos: 4
    Ementa: Fundamento das técnicas, processos e operações utilizados no tratamento de águas de abastecimento: coagulação, decantação, filtração, desinfecção. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de estações de tratamento de águas de abastecimento. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Introduzir ao estudante as questões ligadas ao saneamento ambiental e suas relações com o urbanismo.

  • keyboard_arrow_down ESA109 - PROTEÇÃO AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Princípios de ecologia: conceituação de componentes, equilíbrio e dinâmica. Recursos naturais: preservação e utilização otimizada. Poluição: conceito, causas e conseqüências. Opções tecnológicas de combate à poluição das águas, do ar e do solo. Legislação ambiental e instituições que cuidam da proteção do meio ambiente. Ecodesenvolvimento: aproveitamento racional dos recursos naturais.

  • keyboard_arrow_down ESA117 - TRABALHO TEMÁTICO 2

    Créditos: 2
    Ementa: Diagnóstico ambiental do meio urbano (bairro, loteamento ou bacia hidrográfica). Impacto da urbanização sobre o meio ambiente. Meios de mitigação dos impactos.

  • Créditos: 3
    Ementa: Definição de resíduos sólidos. Caracterização quantitativa e qualitativa do resíduo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. Gerenciamento de sistemas de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo e outras atividades dos serviços de limpeza pública. Resíduos Especiais. Saúde, industrial, Interfaces sociais, políticas, econômicas e culturais.

  • Créditos: 3
    Ementa: Águas superficiais: qualidade e proteção de mananciais. Processos e rotas de poluentes nas águas superficiais. Qualidade das águas em reservatórios e rios. Parâmetros de qualidade das águas para diferentes usos. Legislação ambiental para proteção de corpos d´água. Coleta e redes de amostragem de qualidade das águas. Índices de qualidade das águas. Capacidades assimilativas dos recursos hídricos. Modelagem da qualidade das águas de corpos receptores.

  • Créditos: 4
    Ementa: Cenários e dinâmica da água e poluentes em sistemas pedogeológicos; Principais características/propriedades e fundamentos das análises químicas, físicas e biológicas de materiais constituintes do sistema pedohidrogeológico; Características/propriedades, comportamento geral de substâncias e potencial contaminação de sistemas pedogeológicos; Transporte de poluentes em meios porosos; Investigação geoambiental; Procedimentos de amostragem. Legislação e gerenciamento de riscos ambientais.

  • Créditos: 2
    Ementa: Parte I – Fundamentos sobre Resíduos Urbanos e Industriais e a sua Gestão: Definições, histórico e episódios relevantes no mundo, dados sobre geração de resíduos no Brasil e no mundo, Sistemas de classificação de resíduos, áreas contaminadas, marcos legais, selecionando e avaliando processos de tratamento de resíduos industriais.Parte II – Tratamento e Disposição Final de Resíduos Urbanos e Industriais: Apresentar e aplicar nos processos estudados métodos térmicos, físico-químicos e biológicos para o tratamento dos resíduos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Elementos de meteorologia: estrutura, composição e propriedades da atmosfera. Parâmetros físicos fundamentais: pressão, temperatura, estabilidade térmica. Evolução da atmosfera. Gases componentes e sua importância ecológica. Umidade do ar. Energia, dinâmica da circulação atmosférica, ventos. Climatologia e mudanças climáticas. Poluentes atmosféricos: origens, efeitos sobre a saúde e o ambiente, e estratégias de controle. Legislação ambiental aplicável para o controle da qualidade do ar. Química da atmosfera. Modelos de dispersão. Monitoramento da qualidade do ar.

  • Créditos: 3
    Ementa: Contaminação de solos e águas subterrâneas: caracterização das fontes e dos cenários de desenvolvimento. Procedimentos de prevenção da contaminação do solo. Controle da expansão da pluma de contaminação das águas subterrâneas: barreiras hidráulicas. Técnicas de remoção de produtos orgânicos em fase livre do solo. Técnicas de tratamento: vapores do solo e águas subterrâneas. Técnicas de remediação de cenários de contaminação de solos e águas subterrâneas

  • Créditos: 3
    Ementa: Fontes naturais e antropogênicas de emissão de poluentes atmosféricos. Inventário de fontes e emissões. Emissões atmosféricas de origem industrial e veicular. Emissões fugitivas. Legislação ambiental aplicável para o controle de fontes. Estratégias preventivas para minimizar emissões. Sistemas de ventilação local exaustora. Concepção, projeto e operação de sistemas, processos e equipamentos de tratamento de gases e emissões atmosféricas. Amostragem e medições em chaminés e escapamentos. Monitoramento de fontes.

  • keyboard_arrow_down ESA127 - TRABALHO TEMÁTICO 4

    Créditos: 2
    Ementa: Projeto de unidade ou sistema de controle ambiental. Preparação de relatório técnico e apresentação oral do trabalho.

  • Créditos: 1
    Ementa: Histórico da legislação ambiental no Brasil; Situação atual da legislação ambiental no Brasil: Constituição Federal; leis ambientais. O Sistema Ambiental Legal Brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal. Normas e padrões ambientais: água, ar, solo e resíduos sólidos. Gestão ambiental: processos industriais; legislação; sistemas de gestão ambiental; sistemas integrados de gestão. Panorama histórico da organização da área de saneamento no Brasil. Modelo institucional brasileiro. Marcos legais. Modalidades de organização dos serviços. Aspectos econômico-financeiros. Planejamento e avaliação em saneamento. Participação e controle social. A intersetorialidade do saneamento.

  • keyboard_arrow_down ESA131 - MANEJO DAS ÁGUAS

    Créditos: 1
    Ementa: Sem informação.

  • Créditos: 1
    Ementa: Manejo de resíduos sólidos: coleta, reciclagem e disposição final, aterros sanitários e disposição de resíduos especiais.

  • Créditos: 1
    Ementa: Sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos. Reuso de águas servidas. Drenagem de águas pluviais.

  • keyboard_arrow_down ESA135 - SANEAMENTO AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: Conceito de saneamento básico. Processo histórico. Modelo institucional e aparato legal para a área de saneamento básico. Os quatro componentes. Sistemas de Informação relacionados à área. Evolução, concepções básicas e alternativas tecnológicas das instalações dos sistemas de abastecimento de água, dos sistemas de esgotamento sanitário, da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e dos sistemas de drenagem pluvial. Planejamento em saneamento básico. Conflitos e movimentos sociais relativos à área.

  • Créditos: 4
    Ementa: Determinação de bases para a caracterização de impactos ambientais. Os princípios de custo e benefício aplicados às questões ambientais. Avaliação de impactos ambientais: procedimentos definidos pelo CONAMA; EIA/RIMA. Os processos de licenciamento ambiental. Metodologias específicas de avaliação de impactos ambientais: fundamentos; quantificação dos impactos; descrição dos métodos; escolha da metodologia. Análise de risco ambiental.

  • Créditos: 3
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto.

  • Créditos: 4
    Ementa:  Fundamento das técnicas, processos e operações utilizadas no tratamento de águas residuárias: tratamento físico (gradeamento, desarenação, decantação), estabilização biológica, processos físico-químicos. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de sistemas de tratamento de águas residuárias: lagoas de estabilização, lodos ativados, sistemas de biofilmes, tratamento anaeróbico. Tratamento e disposição do lodo. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Caracterização de efluentes líquidos industriais: fontes e contaminantes. Monitoramento de efluentes. Legislação aplicável. Reúso de efluentes industriais. Tratamento biológico. Tratamento físico-químico. Projeto de reatores. Sistemas combinados de tratamento. Estudos de caso: tipologias industriais em MG.

  • Créditos: 2
    Ementa: Organização e sistematização de banco de dados. Características dos dados ambientais. Análise de distribuição de frequência de dados ambientais. Testes de hipóteses não paramétricos.

  • keyboard_arrow_down UNI008 - SAÚDE AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Conceitos básicos de Epidemiologia. Processo saúde-doença. Perfil epidemiológico e situação sanitária do Brasil. Meio ambiente e saúde. Saneamento e saúde. Controle de vetores. Indicadores bioestatísticos.