Área restrita
search

Disciplinas ofertadas

Disciplinas nos diversos Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Arquitetura e Ciências Socioambientais.

  • Créditos: 4
    Ementa: Diagnóstico do meio físico, biótico e antrópico de área no meio urbano. Planejamento físico-territorial. Estudos demográficos. Diagnóstico e diretrizes para sistemas de infraestrutura urbana: transporte, abastecimento de água, esgotamento sanitário, gerenciamento de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais.

  • Créditos: 4
    Ementa: Elaborar e propor diretrizes de engenharia que orientem o uso do solo, em um processo de urbanização, bem como a implantação de infraestrutura urbana, equipamentos e serviços de interesse público. Elaboração de projetos de sistemas urbanos de infraestrutura e serviços, com foco em projetos técnicos de engenharia.

  • Créditos: 2
    Ementa: Noções de ecologia aplicada ao saneamento e meio ambiente. Noções de direito e legislação ambiental. Aspectos institucionais do saneamento e meio ambiente. Noções de saúde pública. Efeitos da poluição no ambiente e na saúde pública. Noções de ecotoxicologia e bio-estatística.

  • keyboard_arrow_down ESA009 - CONTROLE AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Causas e efeitos da poluição hídrica, atmosférica e do solo. Processos, operações e equipamentos usados no controle da poluição. Licenciamento Ambiental. Avaliação de Impacto Ambiental. Certificação Ambiental.

  • Créditos: 2
    Ementa: Problemática dos resíduos sólidos. Caracterização quantitativa e qualitativa do lixo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. Gerenciamento do sistema de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo urbano e outras atividades dos serviços de limpeza pública.

  • Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: quantidade e qualidade das águas, relação com a saúde pública, alcance do projeto, etapas de construção, usos e consumos da água. Introdução ao tratamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de abastecimento de água: captação das águas superficiais e subterrâneas; adução; reservatórios de distribuição; redes de distribuição e introdução ao tratamento. Racionalização do consumo.

  • Créditos: 4
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto e introdução ao tratamento. Drenagem pluvial: quantificação das vazões, dispositivos componentes dos sistemas de micro e macro drenagem e noções de dimensionamento.

  • Créditos: 4
    Ementa: Fundamento das técnicas, processos e operações utilizados no tratamento de águas de abastecimento: coagulação, decantação, filtração, desinfecção. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de estações de tratamento de águas de abastecimento. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Introduzir ao estudante as questões ligadas ao saneamento ambiental e suas relações com o urbanismo

  • keyboard_arrow_down ESA109 - PROTEÇÃO AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Meio Ambiente e Engenharia. Causas e efeitos da poluição hídrica, atmosférica e do solo. Processos e equipamentos usados na prevenção e no controle da poluição. Noções de Legislação Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental e Certificação. Produção Mais Limpa (P+L)..

  • keyboard_arrow_down ESA117 - TRABALHO TEMÁTICO 2

    Créditos: 2
    Ementa: Diagnóstico de um meio urbano (loteamento, bairro, município ou uma pequena bacia urbana), considerando o impacto da urbanização sobre o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. O uso e a ocupação desigual do espaço urbano pela população de diversas classes sociais e grupos étnico-raciais. Direito de toda a população a uma boa qualidade de vida e a um meio ambiente preservado.

  • Créditos: 3
    Ementa: Panorama da geração de resíduos no Brasil e no mundo. Legislação referente a resíduos. Caracterização quantitativa e qualitativa do resíduo urbano. Reciclagem e reaproveitamento de resíduos gerados no meio urbano. O sistema de limpeza pública: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo e outras atividades dos serviços de limpeza pública. Resíduos Especiais. Interfaces sociais, políticas, econômicas e culturais.

  • Créditos: 3
    Ementa: Águas superficiais: qualidade e proteção de mananciais. Geomorfologia fluvial e processos erosivos. Processos e rotas de poluentes nas águas superficiais. Qualidade das águas em reservatórios e rios. Parâmetros de qualidade das águas para diferentes usos. Legislação ambiental para proteção de corpos d´água. Coleta e redes de amostragem de qualidade das águas. Índices de qualidade das águas. Capacidades assimilativas dos recursos hídricos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Caracterização dos cenários de contaminação de solos e águas subterrâneas: contaminantes orgânicos e inorgânicos. Procedimentos de amostragem: solo, vapores do solo e águas subterrâneas. Fundamentos de análises químicas e físico-químicas de solo e águas subterrâneas. Análises de risco à saúde humana.

  • Créditos: 2
    Ementa: Parte I – Fundamentos sobre Resíduos Urbanos e Industriais e a sua Gestão: Definições, histórico e episódios relevantes no mundo, dados sobre geração de resíduos no Brasil e no mundo, Sistemas de classificação de resíduos, áreas contaminadas, marcos legais, selecionando e avaliando processos de tratamento de resíduos industriais.Parte II – Tratamento e Disposição Final de Resíduos Urbanos e Industriais: Apresentar e aplicar nos processos estudados métodos térmicos, físico-químicos e biológicos para o tratamento dos resíduos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Elementos de meteorologia: estrutura, composição e propriedades da atmosfera. Parâmetros físicos fundamentais: pressão, temperatura, estabilidade térmica. Evolução da atmosfera. Gases componentes e sua importância ecológica. Umidade do ar. Energia, dinâmica da circulação atmosférica, ventos. Climatologia e mudanças climáticas. Poluentes atmosféricos: origens, efeitos sobre a saúde e o ambiente, e estratégias de controle. Legislação ambiental aplicável para o controle da qualidade do ar. Química da atmosfera. Modelos de dispersão. Monitoramento da qualidade do ar.

  • Créditos: 3
    Ementa: Contaminação de solos e águas subterrâneas: caracterização das fontes e dos cenários de desenvolvimento. Procedimentos de prevenção da contaminação do solo. Controle da expansão da pluma de contaminação das águas subterrâneas: barreiras hidráulicas. Técnicas de remoção de produtos orgânicos em fase livre do solo. Técnicas de tratamento: vapores do solo e águas subterrâneas. Técnicas de remediação de cenários de contaminação de solos e águas subterrâneas

  • Créditos: 3
    Ementa: Fontes naturais e antropogênicas de emissão de poluentes atmosféricos. Inventário de fontes e emissões. Emissões atmosféricas de origem industrial e veicular. Emissões fugitivas. Legislação ambiental aplicável para o controle de fontes. Estratégias preventivas para minimizar emissões. Sistemas de ventilação local exaustora. Concepção, projeto e operação de sistemas, processos e equipamentos de tratamento de gases e emissões atmosféricas. Amostragem e medições em chaminés e escapamentos. Monitoramento de fontes.

  • keyboard_arrow_down ESA127 - TRABALHO TEMÁTICO 4

    Créditos: 2
    Ementa: Projeto de unidade ou sistema de controle ambiental. Preparação de relatório técnico e apresentação oral do trabalho.

  • Créditos: 2
    Ementa: Histórico da legislação ambiental no Brasil; Situação atual da legislação ambiental no Brasil: Constituição Federal; leis ambientais. O Sistema Ambiental Legal Brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal. Normas e padrões ambientais: água, ar, solo e resíduos sólidos. Gestão ambiental: processos industriais; legislação; sistemas de gestão ambiental; sistemas integrados de gestão. Panorama histórico da organização da área de saneamento no Brasil. Modelo institucional brasileiro. Marcos legais. Modalidades de organização dos serviços. Aspectos econômico-financeiros. Planejamento e avaliação em saneamento. Participação e controle social. A intersetorialidade do saneamento.

  • keyboard_arrow_down ESA131 - MANEJO DAS ÁGUAS

    Créditos: 1
    Ementa: Interação entre planejamento urbano e ações de saneamento, para a salubridade ambiental e para o desenvolvimento sustentável. Manejo das aguas pluviais: preservação das áreas de fundos de vale, canalização de cursos d’agua e seus impactos, poluição, soluções compensatórias, microdrenagem. Abastecimento de água

  • Créditos: 1
    Ementa: Manejo de resíduos sólidos: coleta, reciclagem e disposição final, aterros sanitários e disposição de resíduos especiais.

  • Créditos: 1
    Ementa: Sistemas de coleta e tratamento de efluentes líquidos. Reuso de águas servidas. Drenagem de águas pluviais.

  • keyboard_arrow_down ESA135 - SANEAMENTO AMBIENTAL

    Créditos: 4
    Ementa: Conceitos fundamentais: Conceito de saneamento básico. Processo histórico. Modelo institucional e aparato legal para a área de saneamento básico. Os quatro componentes. Sistemas de Informação relacionados à área. Evolução, concepções básicas e alternativas tecnológicas das instalações dos sistemas de abastecimento de água, dos sistemas de esgotamento sanitário, da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e dos sistemas de drenagem pluvial. Planejamento em saneamento básico. Conflitos e movimentos sociais relativos à área.

  • Créditos: 4
    Ementa: Determinação de bases para a caracterização de impactos ambientais. Os princípios de custo e benefício aplicados às questões ambientais. Avaliação de impactos ambientais: procedimentos definidos pelo CONAMA; EIA/RIMA. Os processos de licenciamento ambiental. Metodologias específicas de avaliação de impactos ambientais: fundamentos; quantificação dos impactos; descrição dos métodos; escolha da metodologia. Análise de risco ambiental.

  • Créditos: 3
    Ementa: Problemática dos esgotos sanitários. Conceito de sistema de coleta e seus componentes. Classificação dos sistemas. Caracterização quantitativa e qualitativa dos esgotos. Soluções individuais. Plano de escoamento. Projeto dos órgãos constituintes do sistema de esgotamento sanitário: redes coletoras, interceptores, emissários, estações elevatórias de esgoto.

  • Créditos: 4
    Ementa:  Fundamento das técnicas, processos e operações utilizadas no tratamento de águas residuárias: tratamento físico (gradeamento, desarenação, decantação), estabilização biológica, processos físico-químicos. Critérios e parâmetros para o dimensionamento, implantação e operação de sistemas de tratamento de águas residuárias: lagoas de estabilização, lodos ativados, sistemas de biofilmes, tratamento anaeróbico. Tratamento e disposição do lodo. Técnicas e processos alternativos. Aspectos econômicos.

  • Créditos: 4
    Ementa: Caracterização de efluentes líquidos industriais: fontes e contaminantes. Monitoramento de efluentes. Legislação aplicável. Reúso de efluentes industriais. Tratamento biológico. Tratamento físico-químico. Projeto de reatores. Sistemas combinados de tratamento. Estudos de caso: tipologias industriais em MG.

  • keyboard_arrow_down UNI008 - SAÚDE AMBIENTAL

    Créditos: 2
    Ementa: Conceitos básicos de Epidemiologia. Processo saúde-doença. Perfil epidemiológico e situação sanitária do Brasil. Meio ambiente e saúde. Saneamento e saúde. Controle de vetores. Indicadores bioestatísticos.