Área restrita
search

Livros de interesse

Alguns destes livros se encontram à venda nos sites da Editora da UFMG e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

  • livro19Organizadores: Léo Heller e Valter Lúcio de Pádua
    Área: Engenharia Sanitária
    2006, 810p., ISBN: 85-7041-516-8

    Descrição: Este livro traz conteúdo e abordagem própria para utilização como livro-texto de disciplinas de graduação e de pós-graduação dedicadas ao tema abastecimento de água para consumo humano, bem como material de suporte de disciplinas relacionada ao saneamento, e de consulta para especialistas e profissionais da área. São 18 capítulos que tratam da técnica e sua contextualização na realidade social, história, cultural, demográfica, politico-institucional e legal, sobretudo dos países em desenvolvimento.

  • livro13Autor: Patrício Gallegos Crespo
    334p./2004

    Descrição: O dimensionamento hidráulico de uma ETE objetiva definir os diâmetros e as declividades das canalizações. Permite ainda fixar os NA´s das unidades de processos e os topos das estruturas. Esses cálculos, asseguram a transferência satisfatória, do lodo e do esgoto, entre as diversas unidades. Garante a otimização técnica e econômica dos aterros e escavações.

  • livro6Coordenador: Armando Borges de Castilhos Junior, Lisete Celina Lange, Luciana Paulo Gomes e Neide Pessin.
    Link para download: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/livrocompletofinal.pdf

  • keyboard_arrow_down Anaerobic Reactors

    livro9Autor: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

    Descrição: Biological Wastewater Treatment Series – Volume 4

  • livro7Autores: Marcos von Sperling e Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

  • livro8Autores: Marcos von Sperling e Carlos Augusto de Lemos Chernicharo

  • livro2Coordenador: Valter Lúcio de Pádua

    Descrição: Tratamento de águas superficiais visando a remoção de microalgas, cianobactérias e microcontaminantes orgânicos potencialmente prejudiciais à saúde.

    Link para download: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/Prosab_agua.zip

  • livro14Autores: Mônica Maria Diniz Leão, Eduardo Vieira Carneiro, Wilfrid Keller Schwabe, Eduardo Delano Leite Ribeiro, Zuleika Stela Chiacchio Torquetti, Alexandra Fátima Saraiva Soares, Maria de Lourdes Fernandes Neto.

  • livro11Autor: Patrício Gallegos Crespo
    288p./2001

    Descrição: Esta publicação destina-se a alunos universitários, bem como a profissionais que trabalham em projetos e operação de elevatórias de esgoto. Os diversos capítulos pretendem fornecer critérios lógicos e comprovados na prática. A utilização racional de bombas parafusos, bombas centrífugas com variação da velocidade, integração nas elevatórias de sistema trituração dos sólidos, representam um significativo aporte na redução dos custos operacionais.

  • livro01Autor: Marcos Von Sperling
    Área: Engenharia sanitária
    1996, 243 p. ISBN: 85-7041-114-6

    Descrição: Este primeiro volume procura apresentar uma visão integrada de qualidade das águas, abordando características tanto dos esgotos quanto dos corpos receptores. Estão descritos os estudos ambientais a serem executados para avaliação dos impactos dos lançamentos nos corpos receptores. O livro conta também com uma introdução aos principais sistemas de tratamento e suas variantes conjugados a critérios técnicos e econômicos, de modo a facilitar a seleção da alternativa adequada a cada situação em análise.

  • keyboard_arrow_down Lagoas de estabilização

    livro03Autor: Marcos Von Sperling
    Área: Engenharia sanitária
    1986, 196 p. ISBN: 85-85266-06-6

    Descrição: O sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização é o assunto do terceiro volume da série.São apresentados os princípios básicos e os critérios de dimensionamento dos principais sistemas para remoção da matéria carbonácea, organismos patogênicos e nutrientes. Há, ainda, a descrição dos principais aspectos construtivos e das diretrizes básicas para manutenção e operação dos sistemas, incluindo o gerenciamento do lodo.

  • livro06Autor: Marcos Von Sperling
    Área: engenharia sanitária
    2001, 484p. ISBN: 85-88556-01-4

    Descrição: O presente volume descreve toda a etapa de gerenciamento do lodo, apresentando conceitos, dados e informações teóricos e práticos relativos ao projeto e à operação. Os tópicos abordados neste livro são: caracterização do lodo, tratamento do lodo, disposição final do lodo, normatização para o uso agrícola, impactos e monitoramento. Diferentemente dos anteriores, este volume contas com a participação de diversos autores, num total de 1e especialistas de renome nacional.

  • keyboard_arrow_down Lodos ativados

    livro04Autor: Marcos Von Sperling
    Área: Engenharia sanitária
    1997, 428 p. ISBN: 85-7041-129-4

    Descrição: Este volume trata do projeto e operação de sistemas de lodos ativados, através da apresentação de conceitos, dados e informações relativos à teoria e à prática. O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado para o tratamento de despejos domésticos e industriais. São descritos os princípios básicos da renovação da matéria carbonácea e dos nutrientes nitrogênio e fósforo, da sedimentação e da aeração. Com relação à operação, abordam-se as principais estratégias de controle operacional, o monitoramento e a solução de problemas operacionais.

  • livro12Autor: Patrício Gallegos Crespo
    332p./2003

    Descrição: O livro trata, entre outros assuntos de vazões de projeto – Os indicativos de poluição –Tratamento preliminar – Tratamento Secundário – Dimensionamento de um sistema de lodos ativados – Sistema de Tratamento para pequenas comunidades.

  • livro07Autores: Alaor de Almeida Castro; Ângela Maria Ladeira Moreira da Costa; Carlos Augusto de Lemos Chernicharo; Eduardo von Sperling; Leila Margareth Möller; Léo Heller; Márcia Maria Silva Casseb; Marcos von Sperling; Raphael Tobias de Vasconcelos Barros
    Área: Saneamento
    1997, 221p. ISBN: 85.8266.02.3

    Descrição: O objetivo desta publicação é apoiar as administrações municipais nas questões de gestão e proteção ambiental e saneamento. É notória a carência de recursos humanos especializados na maioria das prefeituras municipais e das organizações não-governamentais que atuam na área de saneamento e meio ambiente, além das dificuldades econômico-financeiras dessas instituições, aliadas à escassez de publicações especializadas. As informações sistematizadas, através de linguagem simples, podem tornar mais eficiente a solução dos problemas encontrados em cada município.

  • Coordenador: Valter Lúcio de Pádua

    Descrição: Tratamento de águas superficiais visando a remoção de microalgas, cianobactérias e microcontaminantes orgânicos potencialmente prejudiciais à saúde.

    Link para download: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/Manual_cianobacterias_Prosab_2009.pdf

  • keyboard_arrow_down Morfologia de Lagos e Represas

    livro15Autor: Eduardo von Sperling
    1999, 137 páginas, ISBN: 85-900885-1-0

    Descrição: O livro descreve os principais aspectos relacionados à origem de lagos e represas (processos tectônicos, vulcânicos, glaciais e outros) e sua morfologia. São apresentadas estatísticas referentes aos dados morfométricos (área, volume, profundidade, perímetro) dos principais ecossistemas aquáticos brasileiros.

  • keyboard_arrow_down O saneamento no Brasil

    livro09Autores: Sonaly Cristina Rezende/Léo Heller
    Área: Saneamento
    2002, 310p. ISBN: 85.7041.304.1

    Descrição: As ações e as políticas de saneamento desenvolveram-se sem uma linearidade nítida, ao longo da história do Brasil, sendo, neste volume, relatadass nas esferas individual e coletiva, pública e privada, com ênfase na sua relação com a saúde. Esta narrativa, fundamentada em uma pesquisa minuciosa, proporciona uma visão abrangente da complexa teia estabelecida pela sociedade brasileira e seus sucessivos governos no desenvolvimento das ações de saneamento, desde a sua origem até o final do século XX, incluindo uma visão do paralelo entre essa trajetória e a evolução histórica da área no mundo.

  • Organizadores: Sonaly Cristina Rezende e Léo Heller
    Área: Engenharia Sanitária
    2008. 387 p. ISBN: 978-85-7041-633-9

    Descrição: Esta 2ª edição, revista e ampliada, focaliza as ações e políticas de saneamento ao longo da história do Brasil, tanto na esfera pública quanto privada, como ênfase na sua relação com a saúde e identificando seus determinantes sociais, econômicos e culturais. A obra se apresenta em linguagem acessível, com exposição clara, atraente e de qualidade.

  • Coordenador: Prof. Carlos Augusto Lemos Chernicharo
    livro4

  • livro02Autor: Marcos Von Sperling
    Área: Engenharia sanitária
    1996, 211 p. ISBN: 85-85266-05-8

    Descrição: Este volume trata dos conceitos e princípios básicos associados aos processos e sistemas de depuração de efluentes. O enfoque são os fundamentos dos principais processos e operações unitárias componentes das estações de tratamento biológico. Este livro pressupõe uma continuidade ao primeiro volume, assim como serve de apoio para as edições subsequentes, no entanto procurou-se conservar uma certa autosufuciência.

  • keyboard_arrow_down Reatores anaeróbios

    livro05Autor: Prof. Carlos Augusto Lemos Chernicharo
    Área: Engenharia sanitária
    1997, 246 p. ISBN: 85-7041-130-8

    Descrição: O sistema de tratamento de esgotos por reatores anaeróbios é o enfoque deste volume. Sabe-se que a aceitação e a disseminação da tecnologia anaeróbia para o tratamento de esgotos domésticos colocam o Brasil em uma posição de vanguarda em escala mundial.

  • Autor: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo
    livro10

  • livro1Coordenador: Valter Lúcio de Pádua

    Descrição: Desenvolvimento e otimização de tecnologias de tratamento de águas para abastecimento público, que estejam poluídas com microrganismos, toxinas e microcontaminantes.

    Link para download: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/prosab5_tema_1.pdf

  • keyboard_arrow_down Saneamento e Saúde

    Autor: Leo Heller

    livro17

  • keyboard_arrow_down Sistemas de esgotos

    livro08Autor: Patricio Gallegos Crespo
    Área: Saneamento
    1997, 131p. ISBN: 85.7041.138.3

    Descrição: O objetivo desta publicação é apoiar as administrações municipais nas questões de gestão e proteção ambiental e saneamento. É notória a carência de recursos humanos especializados na maioria das prefeituras municipais e das organizações não-governamentais que atuam na área de saneamento e meio ambiente, além das dificuldades econômico-financeiras dessas instituições, aliadas à escassez de publicações especializadas. As informações sistematizadas, através de linguagem simples, podem tornar mais eficiente a solução dos problemas encontrados em cada município.

  • livro10Autores: Luiz Di Bernardo, Cristina Célia Silveira Brandão, Carlos Gomes da Nave Mendes, Maurício Luis Senz e Valter Lúcio de Pádua.
    480p./2003

    Descrição: Nesse livro procura-se apresentar os fundamentos da filtração e sistematizar informações sobre a concepção, o projeto, a construção, a operação e a manutenção dos sistemas, objetivando tanto sua apropriação pelos técnicos, quanto seu emprego para fins didáticos.

  • livro16Coordenador: José Roberto Campos

    Coordenadores de Projeto:
    PUC-PR: Miguel Mansur Aisse
    UFMG: Carlos Augusto L. Chernicharo
    UFPb: Adrianus Van Haandel
    UFRGS: Luiz Olinto Monteggia
    UFRN: Hênio Normando de Souza Melo
    UNICAMP: Bruno Coraucci Filho
    USP: José Roberto Campos

    Consultores:
    Pedro Além Sobrinho – USP
    Mario Takayuki Kato – UFPE