Área restrita

O departamento

O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Escola de Engenharia da UFMG constitui-se em uma referência nacional na área de saneamento e meio ambiente, tendo atuação destacada nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Face à grande tradição, alto nível e relevância das atividades desempenhadas pelo Departamento, aliadas à elevada capacitação de seu corpo docente, o DESA destaca-se no Brasil e no exterior como centro de referência na área de engenharia sanitária e ambiental.

A consolidação do DESA como uma das principais instituições na área de saneamento no Brasil deu-se a partir da implantação de um dos primeiros cursos de especialização em Engenharia Sanitária do País, no ano de 1955, ministrado em conjunto com professores americanos e técnicos da Fundação SESP. Em decorrência desse esforço, em 1960 foi criado o Instituto de Engenharia Sanitária e, na sequência, o Departamento de Engenharia Sanitária, em 1972.

Confira: